GESTÃO DE PROCESSOS E OPERAÇÕES
O BPM CBOK é organizado em nove áreas de conhecimento. Essas áreas são segmentadas em uma perspectiva mais ampla orientada à organização e uma perspectiva de processos. As áreas de conhecimento de BPM refletem as capacidades que devem ser consideradas por uma organização na implementação do Gerenciamento de Processos de Negócio.
Marque a alternativa relativa a área voltada para a representação, entendimento, registro da documentação, execução (automatização), simulação e gerenciamento de processos.
Análise de Processos
Transformação de Processos
Desenho de Processos
Modelagem de Processos
Gerenciamento de Desempenho
A ABNT NBR ISO 9001 é uma norma que define os requisitos para colocar um sistema de gestão da qualidade em vigor. Ela ajuda empresas a aumentar sua eficiência e a satisfação do cliente.
Marque a alternativa relativa a área do CBOK que representa uma importante alternativa para que organizações consigam cumprir requisitos de conformidade através da elaboração de diagramas, mapas ou modelos de processos em BPMN.
Gerenciamento de Desempenho
Análise de Processos
Desenho de Processos
Transformação de Processos
Modelagem de Processos
Os processos de negócio são agrupados basicamente em três tipos, respectivamente:
I - Primário – tem como gatilho uma participação do cliente final (inicia com) e entrega valor para o cliente final. É a razão de existir da organização. Sem cliente, sem problemas, sem processos, sem empresa!
II - Suporte – são processos “meio”, têm o objetivo de prover insumos (material ou informação) para os processos de negócio primários, geralmente não têm contato com o cliente final.
III - Gestão (ou gerencial) – são os processos de negócios que orientam a gestão do negócio como um todo. Não é controle (não deveria), está mais voltado a traçar tendências para melhorar o desempenho organizacional indo ao encontro da estratégia.
Assinale a alternativa correta:
Nenhuma das asserções está correta.
Apenas as asserções II e III apresentam conceitos corretos para os respectivos tipos de processo
As asserções I, II e III apresentam conceitos corretos para os respectivos tipos de processo.
Apenas as asserções I e II apresentam conceitos corretos para os respectivos tipos de processo.
Apenas as asserções I e III apresentam conceitos corretos para os respectivos tipos de processo.
O BPM CBOK é organizado em nove áreas de conhecimento. Essas áreas são segmentadas em uma perspectiva mais ampla orientada à organização e uma perspectiva de processos. As áreas de conhecimento de BPM refletem as capacidades que devem ser consideradas por uma organização na implementação do Gerenciamento de Processos de Negócio.
Marque a alternativa que contém a área relativa a capacidade de gerenciar processos ponta a ponta.
Gerenciamento de Processos Corporativos
Tecnologias de Gerenciamento de Processos
Análise de Processos
Desenho de Processos
Gerenciamento de Desempenho
As teorias administrativas, como você pode observar, vem em um processo evolutivo ao longo dos anos. A Teoria Comportamental traz a necessidade do administrador compreender a importância da motivação humana para o bom desempenho dos funcionários e o alcance das metas e objetivos organizacionais. Maslow, um dos maiores estudiosos na área da motivação humana, elaborou uma teoria de motivação humana baseada na hierarquia da importância dos fatores para os funcionários, em forma de pirâmide, como segue a figura a seguir.
Analisando a figura acima, a sequência correta das necessidades de Maslow, da base da pirâmide para o topo, é:
De segurança – fisiológicas – de estima – sociais – de auto-realização.
De segurança – de estima – fisiológicas – sociais – de auto-realização.
Sociais – fisiológicas – de segurança – de estima – de auto-realização.
Fisiológicas – de segurança – sociais – de estima – de auto-realização.
Fisiológicas – sociais – de segurança – de auto-realização – de estima.
Assinale a alternativa a seguir que traz corretamente a sequência de atuação da Administração por Objetivos (APO):
(1) o subordinado trabalha para cumprir metas e objetivos – (2) gerência e subordinados definem em conjunto os objetivos de desempenho do subordinado – (3) o gerente se compromete a fornecer o subsídio que o subordinado precisa para cumprir os objetivos – (4) habitualmente subordinado e gerente se reúnem para nivelarem as métricas de desempenho e corrigirem distorções de rota.
(1) gerência e subordinados definem em conjunto os objetivos de desempenho do subordinado – (2) o subordinado trabalha para cumprir metas e objetivos – (3) o gerente se compromete a fornecer o subsídio que o subordinado precisa para cumprir os objetivos – (4) habitualmente subordinado e gerente se reúnem para nivelarem as métricas de desempenho e corrigirem distorções de rota.
(1) o gerente se compromete a fornecer o subsídio que o subordinado precisa para cumprir os objetivos – (2) gerência e subordinados definem em conjunto os objetivos de desempenho do subordinado – (3) o subordinado trabalha para cumprir metas e objetivos – (4) habitualmente subordinado e gerente se reúnem para nivelarem as métricas de desempenho e corrigirem distorções de rota.
(1) habitualmente subordinado e gerente se reúnem para nivelarem as métricas de desempenho e corrigirem distorções de rota – (2) gerência e subordinados definem em conjunto os objetivos de desempenho do subordinado – (3) o gerente se compromete a fornecer o subsídio que o subordinado precisa para cumprir os objetivos – (4) o subordinado trabalha para cumprir metas e objetivos.
(1) gerência e subordinados definem em conjunto os objetivos de desempenho do subordinado – (2) o gerente se compromete a fornecer o subsídio que o subordinado precisa para cumprir os objetivos – (3) o subordinado trabalha para cumprir metas e objetivos – (4) habitualmente subordinado e gerente se reúnem para nivelarem as métricas de desempenho e corrigirem distorções de rota.
Do ponto de vista das teorias clássicas da Administração, é importante ressaltar a importância dos economistas liberais na construção das teorias da Administração. Com relação aos economistas liberais e seu papel nas teorias administrativas, analise as duas asserções a seguir:
Eles pregavam ideias liberais, onde a ordem natural é a ordem perfeita, e a livre concorrência é o postulado principal do liberalismo econômico.
PORQUE
Os mercados devem funcionar livremente, sem a mão do estado ditando regras e ordens, a não ser onde não existe concorrência. Eles trabalhavam, e muitos ainda trabalham em pleno século XXI, com a ideia de que existe uma mão invisível que comanda o mercado, fruto da livre concorrência.
A respeito dessas duas asserções, assinale a opção correta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A Organização Racional do Trabalho (ORT) recebeu este nome porque foi criada com intuito de substituir o empirismo e a subjetividade na execução das tarefas por técnicas e métodos previamente e detalhadamente estudados com o apoio do estudo de movimentos e de tempos. Antes da ORT cada funcionário executava a tarefa como queria, aprendendo com seu colega do lado que também aprendeu com alguém, sem nenhum tipo de padrão estabelecido.
Os pilares da ORT são:
I – Estudo de movimentos e de tempos: após a padronização do melhor método de trabalho é possível elaborar o estudo de tempos para determinação dos tempos-padrão para cada tarefa, e assim dividir de forma mais justa a carga de tarefa;
II – Estudo da fadiga humana: Taylor observou que nas fábricas da época existia injustiça nas divisões das tarefas por desconhecimento da real capacidade produtiva de cada operário em seu posto de trabalho, e, com o aporte do estudo de movimentos e de tempos, foi possível distribuir melhor a carga de trabalho e dar ao operário melhores condições para que o mesmo alcançasse e ultrapassasse as metas estabelecidas agora de forma justa;
III – Divisão do trabalho e especialização do operário: neste ponto Taylor teve ajuda do casal Gilbreth, que, então, investiram bom tempo no estudo das atividades que causavam fadiga humana e não geravam valor algum para o produto, processo e cliente;
IV – Desenho de cargos e tarefas: Taylor observou que havia necessidade de padronizar as tarefas que cada cargo poderia executar, para que assim fosse possível elaborar estudos de tempos coerentes com a realidade de cada tarefa;
V – Incentivos salariais e prêmios por produção: Taylor substituiu o salário fixo igualitário por pagamento por produção, onde quem mais produzisse mais ganharia;
VI – Condições de trabalho: Taylor também preocupou-se com as condições gerais de trabalho que os operários da época vivenciavam. O objetivo dele era fornecer aos operários um ambiente de trabalho propício ao aumento e melhoria constante da produtividade;
VII – Padronização: quando o trabalho é padronizado, ou seja, segue uma sequência lógica e imutável, a produtividade tende a ser maior e os custos tendem a serem menores;
VIII – Supervisão funcional: Taylor impôs aos operários a supervisão especializada de um chefe com conhecimento de causa em uma só área ou função.
Com relação aos pilares da ORT, é correto o que se afirma em:
Análise de Processos
Transformação de Processos
Desenho de Processos
Modelagem de Processos
Gerenciamento de Desempenho
A ABNT NBR ISO 9001 é uma norma que define os requisitos para colocar um sistema de gestão da qualidade em vigor. Ela ajuda empresas a aumentar sua eficiência e a satisfação do cliente.
Marque a alternativa relativa a área do CBOK que representa uma importante alternativa para que organizações consigam cumprir requisitos de conformidade através da elaboração de diagramas, mapas ou modelos de processos em BPMN.
Gerenciamento de Desempenho
Análise de Processos
Desenho de Processos
Transformação de Processos
Modelagem de Processos
Os processos de negócio são agrupados basicamente em três tipos, respectivamente:
I - Primário – tem como gatilho uma participação do cliente final (inicia com) e entrega valor para o cliente final. É a razão de existir da organização. Sem cliente, sem problemas, sem processos, sem empresa!
II - Suporte – são processos “meio”, têm o objetivo de prover insumos (material ou informação) para os processos de negócio primários, geralmente não têm contato com o cliente final.
III - Gestão (ou gerencial) – são os processos de negócios que orientam a gestão do negócio como um todo. Não é controle (não deveria), está mais voltado a traçar tendências para melhorar o desempenho organizacional indo ao encontro da estratégia.
Assinale a alternativa correta:
Nenhuma das asserções está correta.
Apenas as asserções II e III apresentam conceitos corretos para os respectivos tipos de processo
As asserções I, II e III apresentam conceitos corretos para os respectivos tipos de processo.
Apenas as asserções I e II apresentam conceitos corretos para os respectivos tipos de processo.
Apenas as asserções I e III apresentam conceitos corretos para os respectivos tipos de processo.
O BPM CBOK é organizado em nove áreas de conhecimento. Essas áreas são segmentadas em uma perspectiva mais ampla orientada à organização e uma perspectiva de processos. As áreas de conhecimento de BPM refletem as capacidades que devem ser consideradas por uma organização na implementação do Gerenciamento de Processos de Negócio.
Marque a alternativa que contém a área relativa a capacidade de gerenciar processos ponta a ponta.
Gerenciamento de Processos Corporativos
Tecnologias de Gerenciamento de Processos
Análise de Processos
Desenho de Processos
Gerenciamento de Desempenho
As teorias administrativas, como você pode observar, vem em um processo evolutivo ao longo dos anos. A Teoria Comportamental traz a necessidade do administrador compreender a importância da motivação humana para o bom desempenho dos funcionários e o alcance das metas e objetivos organizacionais. Maslow, um dos maiores estudiosos na área da motivação humana, elaborou uma teoria de motivação humana baseada na hierarquia da importância dos fatores para os funcionários, em forma de pirâmide, como segue a figura a seguir.
Analisando a figura acima, a sequência correta das necessidades de Maslow, da base da pirâmide para o topo, é:
De segurança – fisiológicas – de estima – sociais – de auto-realização.
De segurança – de estima – fisiológicas – sociais – de auto-realização.
Sociais – fisiológicas – de segurança – de estima – de auto-realização.
Fisiológicas – de segurança – sociais – de estima – de auto-realização.
Fisiológicas – sociais – de segurança – de auto-realização – de estima.
Assinale a alternativa a seguir que traz corretamente a sequência de atuação da Administração por Objetivos (APO):
(1) o subordinado trabalha para cumprir metas e objetivos – (2) gerência e subordinados definem em conjunto os objetivos de desempenho do subordinado – (3) o gerente se compromete a fornecer o subsídio que o subordinado precisa para cumprir os objetivos – (4) habitualmente subordinado e gerente se reúnem para nivelarem as métricas de desempenho e corrigirem distorções de rota.
(1) gerência e subordinados definem em conjunto os objetivos de desempenho do subordinado – (2) o subordinado trabalha para cumprir metas e objetivos – (3) o gerente se compromete a fornecer o subsídio que o subordinado precisa para cumprir os objetivos – (4) habitualmente subordinado e gerente se reúnem para nivelarem as métricas de desempenho e corrigirem distorções de rota.
(1) o gerente se compromete a fornecer o subsídio que o subordinado precisa para cumprir os objetivos – (2) gerência e subordinados definem em conjunto os objetivos de desempenho do subordinado – (3) o subordinado trabalha para cumprir metas e objetivos – (4) habitualmente subordinado e gerente se reúnem para nivelarem as métricas de desempenho e corrigirem distorções de rota.
(1) habitualmente subordinado e gerente se reúnem para nivelarem as métricas de desempenho e corrigirem distorções de rota – (2) gerência e subordinados definem em conjunto os objetivos de desempenho do subordinado – (3) o gerente se compromete a fornecer o subsídio que o subordinado precisa para cumprir os objetivos – (4) o subordinado trabalha para cumprir metas e objetivos.
(1) gerência e subordinados definem em conjunto os objetivos de desempenho do subordinado – (2) o gerente se compromete a fornecer o subsídio que o subordinado precisa para cumprir os objetivos – (3) o subordinado trabalha para cumprir metas e objetivos – (4) habitualmente subordinado e gerente se reúnem para nivelarem as métricas de desempenho e corrigirem distorções de rota.
Do ponto de vista das teorias clássicas da Administração, é importante ressaltar a importância dos economistas liberais na construção das teorias da Administração. Com relação aos economistas liberais e seu papel nas teorias administrativas, analise as duas asserções a seguir:
Eles pregavam ideias liberais, onde a ordem natural é a ordem perfeita, e a livre concorrência é o postulado principal do liberalismo econômico.
PORQUE
Os mercados devem funcionar livremente, sem a mão do estado ditando regras e ordens, a não ser onde não existe concorrência. Eles trabalhavam, e muitos ainda trabalham em pleno século XXI, com a ideia de que existe uma mão invisível que comanda o mercado, fruto da livre concorrência.
A respeito dessas duas asserções, assinale a opção correta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A Organização Racional do Trabalho (ORT) recebeu este nome porque foi criada com intuito de substituir o empirismo e a subjetividade na execução das tarefas por técnicas e métodos previamente e detalhadamente estudados com o apoio do estudo de movimentos e de tempos. Antes da ORT cada funcionário executava a tarefa como queria, aprendendo com seu colega do lado que também aprendeu com alguém, sem nenhum tipo de padrão estabelecido.
Os pilares da ORT são:
I – Estudo de movimentos e de tempos: após a padronização do melhor método de trabalho é possível elaborar o estudo de tempos para determinação dos tempos-padrão para cada tarefa, e assim dividir de forma mais justa a carga de tarefa;
II – Estudo da fadiga humana: Taylor observou que nas fábricas da época existia injustiça nas divisões das tarefas por desconhecimento da real capacidade produtiva de cada operário em seu posto de trabalho, e, com o aporte do estudo de movimentos e de tempos, foi possível distribuir melhor a carga de trabalho e dar ao operário melhores condições para que o mesmo alcançasse e ultrapassasse as metas estabelecidas agora de forma justa;
III – Divisão do trabalho e especialização do operário: neste ponto Taylor teve ajuda do casal Gilbreth, que, então, investiram bom tempo no estudo das atividades que causavam fadiga humana e não geravam valor algum para o produto, processo e cliente;
IV – Desenho de cargos e tarefas: Taylor observou que havia necessidade de padronizar as tarefas que cada cargo poderia executar, para que assim fosse possível elaborar estudos de tempos coerentes com a realidade de cada tarefa;
V – Incentivos salariais e prêmios por produção: Taylor substituiu o salário fixo igualitário por pagamento por produção, onde quem mais produzisse mais ganharia;
VI – Condições de trabalho: Taylor também preocupou-se com as condições gerais de trabalho que os operários da época vivenciavam. O objetivo dele era fornecer aos operários um ambiente de trabalho propício ao aumento e melhoria constante da produtividade;
VII – Padronização: quando o trabalho é padronizado, ou seja, segue uma sequência lógica e imutável, a produtividade tende a ser maior e os custos tendem a serem menores;
VIII – Supervisão funcional: Taylor impôs aos operários a supervisão especializada de um chefe com conhecimento de causa em uma só área ou função.
Com relação aos pilares da ORT, é correto o que se afirma em:
Gerenciamento de Desempenho
Análise de Processos
Desenho de Processos
Transformação de Processos
Modelagem de Processos
Os processos de negócio são agrupados basicamente em três tipos, respectivamente:
I - Primário – tem como gatilho uma participação do cliente final (inicia com) e entrega valor para o cliente final. É a razão de existir da organização. Sem cliente, sem problemas, sem processos, sem empresa!
II - Suporte – são processos “meio”, têm o objetivo de prover insumos (material ou informação) para os processos de negócio primários, geralmente não têm contato com o cliente final.
III - Gestão (ou gerencial) – são os processos de negócios que orientam a gestão do negócio como um todo. Não é controle (não deveria), está mais voltado a traçar tendências para melhorar o desempenho organizacional indo ao encontro da estratégia.
Assinale a alternativa correta:
Nenhuma das asserções está correta.
Apenas as asserções II e III apresentam conceitos corretos para os respectivos tipos de processo
As asserções I, II e III apresentam conceitos corretos para os respectivos tipos de processo.
Apenas as asserções I e II apresentam conceitos corretos para os respectivos tipos de processo.
Apenas as asserções I e III apresentam conceitos corretos para os respectivos tipos de processo.
O BPM CBOK é organizado em nove áreas de conhecimento. Essas áreas são segmentadas em uma perspectiva mais ampla orientada à organização e uma perspectiva de processos. As áreas de conhecimento de BPM refletem as capacidades que devem ser consideradas por uma organização na implementação do Gerenciamento de Processos de Negócio.
Marque a alternativa que contém a área relativa a capacidade de gerenciar processos ponta a ponta.
Gerenciamento de Processos Corporativos
Tecnologias de Gerenciamento de Processos
Análise de Processos
Desenho de Processos
Gerenciamento de Desempenho
As teorias administrativas, como você pode observar, vem em um processo evolutivo ao longo dos anos. A Teoria Comportamental traz a necessidade do administrador compreender a importância da motivação humana para o bom desempenho dos funcionários e o alcance das metas e objetivos organizacionais. Maslow, um dos maiores estudiosos na área da motivação humana, elaborou uma teoria de motivação humana baseada na hierarquia da importância dos fatores para os funcionários, em forma de pirâmide, como segue a figura a seguir.
Analisando a figura acima, a sequência correta das necessidades de Maslow, da base da pirâmide para o topo, é:
De segurança – fisiológicas – de estima – sociais – de auto-realização.
De segurança – de estima – fisiológicas – sociais – de auto-realização.
Sociais – fisiológicas – de segurança – de estima – de auto-realização.
Fisiológicas – de segurança – sociais – de estima – de auto-realização.
Fisiológicas – sociais – de segurança – de auto-realização – de estima.
Assinale a alternativa a seguir que traz corretamente a sequência de atuação da Administração por Objetivos (APO):
(1) o subordinado trabalha para cumprir metas e objetivos – (2) gerência e subordinados definem em conjunto os objetivos de desempenho do subordinado – (3) o gerente se compromete a fornecer o subsídio que o subordinado precisa para cumprir os objetivos – (4) habitualmente subordinado e gerente se reúnem para nivelarem as métricas de desempenho e corrigirem distorções de rota.
(1) gerência e subordinados definem em conjunto os objetivos de desempenho do subordinado – (2) o subordinado trabalha para cumprir metas e objetivos – (3) o gerente se compromete a fornecer o subsídio que o subordinado precisa para cumprir os objetivos – (4) habitualmente subordinado e gerente se reúnem para nivelarem as métricas de desempenho e corrigirem distorções de rota.
(1) o gerente se compromete a fornecer o subsídio que o subordinado precisa para cumprir os objetivos – (2) gerência e subordinados definem em conjunto os objetivos de desempenho do subordinado – (3) o subordinado trabalha para cumprir metas e objetivos – (4) habitualmente subordinado e gerente se reúnem para nivelarem as métricas de desempenho e corrigirem distorções de rota.
(1) habitualmente subordinado e gerente se reúnem para nivelarem as métricas de desempenho e corrigirem distorções de rota – (2) gerência e subordinados definem em conjunto os objetivos de desempenho do subordinado – (3) o gerente se compromete a fornecer o subsídio que o subordinado precisa para cumprir os objetivos – (4) o subordinado trabalha para cumprir metas e objetivos.
(1) gerência e subordinados definem em conjunto os objetivos de desempenho do subordinado – (2) o gerente se compromete a fornecer o subsídio que o subordinado precisa para cumprir os objetivos – (3) o subordinado trabalha para cumprir metas e objetivos – (4) habitualmente subordinado e gerente se reúnem para nivelarem as métricas de desempenho e corrigirem distorções de rota.
Do ponto de vista das teorias clássicas da Administração, é importante ressaltar a importância dos economistas liberais na construção das teorias da Administração. Com relação aos economistas liberais e seu papel nas teorias administrativas, analise as duas asserções a seguir:
Eles pregavam ideias liberais, onde a ordem natural é a ordem perfeita, e a livre concorrência é o postulado principal do liberalismo econômico.
PORQUE
Os mercados devem funcionar livremente, sem a mão do estado ditando regras e ordens, a não ser onde não existe concorrência. Eles trabalhavam, e muitos ainda trabalham em pleno século XXI, com a ideia de que existe uma mão invisível que comanda o mercado, fruto da livre concorrência.
A respeito dessas duas asserções, assinale a opção correta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A Organização Racional do Trabalho (ORT) recebeu este nome porque foi criada com intuito de substituir o empirismo e a subjetividade na execução das tarefas por técnicas e métodos previamente e detalhadamente estudados com o apoio do estudo de movimentos e de tempos. Antes da ORT cada funcionário executava a tarefa como queria, aprendendo com seu colega do lado que também aprendeu com alguém, sem nenhum tipo de padrão estabelecido.
Os pilares da ORT são:
I – Estudo de movimentos e de tempos: após a padronização do melhor método de trabalho é possível elaborar o estudo de tempos para determinação dos tempos-padrão para cada tarefa, e assim dividir de forma mais justa a carga de tarefa;
II – Estudo da fadiga humana: Taylor observou que nas fábricas da época existia injustiça nas divisões das tarefas por desconhecimento da real capacidade produtiva de cada operário em seu posto de trabalho, e, com o aporte do estudo de movimentos e de tempos, foi possível distribuir melhor a carga de trabalho e dar ao operário melhores condições para que o mesmo alcançasse e ultrapassasse as metas estabelecidas agora de forma justa;
III – Divisão do trabalho e especialização do operário: neste ponto Taylor teve ajuda do casal Gilbreth, que, então, investiram bom tempo no estudo das atividades que causavam fadiga humana e não geravam valor algum para o produto, processo e cliente;
IV – Desenho de cargos e tarefas: Taylor observou que havia necessidade de padronizar as tarefas que cada cargo poderia executar, para que assim fosse possível elaborar estudos de tempos coerentes com a realidade de cada tarefa;
V – Incentivos salariais e prêmios por produção: Taylor substituiu o salário fixo igualitário por pagamento por produção, onde quem mais produzisse mais ganharia;
VI – Condições de trabalho: Taylor também preocupou-se com as condições gerais de trabalho que os operários da época vivenciavam. O objetivo dele era fornecer aos operários um ambiente de trabalho propício ao aumento e melhoria constante da produtividade;
VII – Padronização: quando o trabalho é padronizado, ou seja, segue uma sequência lógica e imutável, a produtividade tende a ser maior e os custos tendem a serem menores;
VIII – Supervisão funcional: Taylor impôs aos operários a supervisão especializada de um chefe com conhecimento de causa em uma só área ou função.
Com relação aos pilares da ORT, é correto o que se afirma em:
Nenhuma das asserções está correta.
Apenas as asserções II e III apresentam conceitos corretos para os respectivos tipos de processo
As asserções I, II e III apresentam conceitos corretos para os respectivos tipos de processo.
Apenas as asserções I e II apresentam conceitos corretos para os respectivos tipos de processo.
Apenas as asserções I e III apresentam conceitos corretos para os respectivos tipos de processo.
O BPM CBOK é organizado em nove áreas de conhecimento. Essas áreas são segmentadas em uma perspectiva mais ampla orientada à organização e uma perspectiva de processos. As áreas de conhecimento de BPM refletem as capacidades que devem ser consideradas por uma organização na implementação do Gerenciamento de Processos de Negócio.
Marque a alternativa que contém a área relativa a capacidade de gerenciar processos ponta a ponta.
Gerenciamento de Processos Corporativos
Tecnologias de Gerenciamento de Processos
Análise de Processos
Desenho de Processos
Gerenciamento de Desempenho
As teorias administrativas, como você pode observar, vem em um processo evolutivo ao longo dos anos. A Teoria Comportamental traz a necessidade do administrador compreender a importância da motivação humana para o bom desempenho dos funcionários e o alcance das metas e objetivos organizacionais. Maslow, um dos maiores estudiosos na área da motivação humana, elaborou uma teoria de motivação humana baseada na hierarquia da importância dos fatores para os funcionários, em forma de pirâmide, como segue a figura a seguir.
Analisando a figura acima, a sequência correta das necessidades de Maslow, da base da pirâmide para o topo, é:
De segurança – fisiológicas – de estima – sociais – de auto-realização.
De segurança – de estima – fisiológicas – sociais – de auto-realização.
Sociais – fisiológicas – de segurança – de estima – de auto-realização.
Fisiológicas – de segurança – sociais – de estima – de auto-realização.
Fisiológicas – sociais – de segurança – de auto-realização – de estima.
Assinale a alternativa a seguir que traz corretamente a sequência de atuação da Administração por Objetivos (APO):
(1) o subordinado trabalha para cumprir metas e objetivos – (2) gerência e subordinados definem em conjunto os objetivos de desempenho do subordinado – (3) o gerente se compromete a fornecer o subsídio que o subordinado precisa para cumprir os objetivos – (4) habitualmente subordinado e gerente se reúnem para nivelarem as métricas de desempenho e corrigirem distorções de rota.
(1) gerência e subordinados definem em conjunto os objetivos de desempenho do subordinado – (2) o subordinado trabalha para cumprir metas e objetivos – (3) o gerente se compromete a fornecer o subsídio que o subordinado precisa para cumprir os objetivos – (4) habitualmente subordinado e gerente se reúnem para nivelarem as métricas de desempenho e corrigirem distorções de rota.
(1) o gerente se compromete a fornecer o subsídio que o subordinado precisa para cumprir os objetivos – (2) gerência e subordinados definem em conjunto os objetivos de desempenho do subordinado – (3) o subordinado trabalha para cumprir metas e objetivos – (4) habitualmente subordinado e gerente se reúnem para nivelarem as métricas de desempenho e corrigirem distorções de rota.
(1) habitualmente subordinado e gerente se reúnem para nivelarem as métricas de desempenho e corrigirem distorções de rota – (2) gerência e subordinados definem em conjunto os objetivos de desempenho do subordinado – (3) o gerente se compromete a fornecer o subsídio que o subordinado precisa para cumprir os objetivos – (4) o subordinado trabalha para cumprir metas e objetivos.
(1) gerência e subordinados definem em conjunto os objetivos de desempenho do subordinado – (2) o gerente se compromete a fornecer o subsídio que o subordinado precisa para cumprir os objetivos – (3) o subordinado trabalha para cumprir metas e objetivos – (4) habitualmente subordinado e gerente se reúnem para nivelarem as métricas de desempenho e corrigirem distorções de rota.
Do ponto de vista das teorias clássicas da Administração, é importante ressaltar a importância dos economistas liberais na construção das teorias da Administração. Com relação aos economistas liberais e seu papel nas teorias administrativas, analise as duas asserções a seguir:
Eles pregavam ideias liberais, onde a ordem natural é a ordem perfeita, e a livre concorrência é o postulado principal do liberalismo econômico.
PORQUE
Os mercados devem funcionar livremente, sem a mão do estado ditando regras e ordens, a não ser onde não existe concorrência. Eles trabalhavam, e muitos ainda trabalham em pleno século XXI, com a ideia de que existe uma mão invisível que comanda o mercado, fruto da livre concorrência.
A respeito dessas duas asserções, assinale a opção correta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A Organização Racional do Trabalho (ORT) recebeu este nome porque foi criada com intuito de substituir o empirismo e a subjetividade na execução das tarefas por técnicas e métodos previamente e detalhadamente estudados com o apoio do estudo de movimentos e de tempos. Antes da ORT cada funcionário executava a tarefa como queria, aprendendo com seu colega do lado que também aprendeu com alguém, sem nenhum tipo de padrão estabelecido.
Os pilares da ORT são:
I – Estudo de movimentos e de tempos: após a padronização do melhor método de trabalho é possível elaborar o estudo de tempos para determinação dos tempos-padrão para cada tarefa, e assim dividir de forma mais justa a carga de tarefa;
II – Estudo da fadiga humana: Taylor observou que nas fábricas da época existia injustiça nas divisões das tarefas por desconhecimento da real capacidade produtiva de cada operário em seu posto de trabalho, e, com o aporte do estudo de movimentos e de tempos, foi possível distribuir melhor a carga de trabalho e dar ao operário melhores condições para que o mesmo alcançasse e ultrapassasse as metas estabelecidas agora de forma justa;
III – Divisão do trabalho e especialização do operário: neste ponto Taylor teve ajuda do casal Gilbreth, que, então, investiram bom tempo no estudo das atividades que causavam fadiga humana e não geravam valor algum para o produto, processo e cliente;
IV – Desenho de cargos e tarefas: Taylor observou que havia necessidade de padronizar as tarefas que cada cargo poderia executar, para que assim fosse possível elaborar estudos de tempos coerentes com a realidade de cada tarefa;
V – Incentivos salariais e prêmios por produção: Taylor substituiu o salário fixo igualitário por pagamento por produção, onde quem mais produzisse mais ganharia;
VI – Condições de trabalho: Taylor também preocupou-se com as condições gerais de trabalho que os operários da época vivenciavam. O objetivo dele era fornecer aos operários um ambiente de trabalho propício ao aumento e melhoria constante da produtividade;
VII – Padronização: quando o trabalho é padronizado, ou seja, segue uma sequência lógica e imutável, a produtividade tende a ser maior e os custos tendem a serem menores;
VIII – Supervisão funcional: Taylor impôs aos operários a supervisão especializada de um chefe com conhecimento de causa em uma só área ou função.
Com relação aos pilares da ORT, é correto o que se afirma em:
Gerenciamento de Processos Corporativos
Tecnologias de Gerenciamento de Processos
Análise de Processos
Desenho de Processos
Gerenciamento de Desempenho
As teorias administrativas, como você pode observar, vem em um processo evolutivo ao longo dos anos. A Teoria Comportamental traz a necessidade do administrador compreender a importância da motivação humana para o bom desempenho dos funcionários e o alcance das metas e objetivos organizacionais. Maslow, um dos maiores estudiosos na área da motivação humana, elaborou uma teoria de motivação humana baseada na hierarquia da importância dos fatores para os funcionários, em forma de pirâmide, como segue a figura a seguir.
Analisando a figura acima, a sequência correta das necessidades de Maslow, da base da pirâmide para o topo, é:
De segurança – fisiológicas – de estima – sociais – de auto-realização.
De segurança – de estima – fisiológicas – sociais – de auto-realização.
Sociais – fisiológicas – de segurança – de estima – de auto-realização.
Fisiológicas – de segurança – sociais – de estima – de auto-realização.
Fisiológicas – sociais – de segurança – de auto-realização – de estima.
Assinale a alternativa a seguir que traz corretamente a sequência de atuação da Administração por Objetivos (APO):
(1) o subordinado trabalha para cumprir metas e objetivos – (2) gerência e subordinados definem em conjunto os objetivos de desempenho do subordinado – (3) o gerente se compromete a fornecer o subsídio que o subordinado precisa para cumprir os objetivos – (4) habitualmente subordinado e gerente se reúnem para nivelarem as métricas de desempenho e corrigirem distorções de rota.
(1) gerência e subordinados definem em conjunto os objetivos de desempenho do subordinado – (2) o subordinado trabalha para cumprir metas e objetivos – (3) o gerente se compromete a fornecer o subsídio que o subordinado precisa para cumprir os objetivos – (4) habitualmente subordinado e gerente se reúnem para nivelarem as métricas de desempenho e corrigirem distorções de rota.
(1) o gerente se compromete a fornecer o subsídio que o subordinado precisa para cumprir os objetivos – (2) gerência e subordinados definem em conjunto os objetivos de desempenho do subordinado – (3) o subordinado trabalha para cumprir metas e objetivos – (4) habitualmente subordinado e gerente se reúnem para nivelarem as métricas de desempenho e corrigirem distorções de rota.
(1) habitualmente subordinado e gerente se reúnem para nivelarem as métricas de desempenho e corrigirem distorções de rota – (2) gerência e subordinados definem em conjunto os objetivos de desempenho do subordinado – (3) o gerente se compromete a fornecer o subsídio que o subordinado precisa para cumprir os objetivos – (4) o subordinado trabalha para cumprir metas e objetivos.
(1) gerência e subordinados definem em conjunto os objetivos de desempenho do subordinado – (2) o gerente se compromete a fornecer o subsídio que o subordinado precisa para cumprir os objetivos – (3) o subordinado trabalha para cumprir metas e objetivos – (4) habitualmente subordinado e gerente se reúnem para nivelarem as métricas de desempenho e corrigirem distorções de rota.
Do ponto de vista das teorias clássicas da Administração, é importante ressaltar a importância dos economistas liberais na construção das teorias da Administração. Com relação aos economistas liberais e seu papel nas teorias administrativas, analise as duas asserções a seguir:
Eles pregavam ideias liberais, onde a ordem natural é a ordem perfeita, e a livre concorrência é o postulado principal do liberalismo econômico.
PORQUE
Os mercados devem funcionar livremente, sem a mão do estado ditando regras e ordens, a não ser onde não existe concorrência. Eles trabalhavam, e muitos ainda trabalham em pleno século XXI, com a ideia de que existe uma mão invisível que comanda o mercado, fruto da livre concorrência.
A respeito dessas duas asserções, assinale a opção correta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A Organização Racional do Trabalho (ORT) recebeu este nome porque foi criada com intuito de substituir o empirismo e a subjetividade na execução das tarefas por técnicas e métodos previamente e detalhadamente estudados com o apoio do estudo de movimentos e de tempos. Antes da ORT cada funcionário executava a tarefa como queria, aprendendo com seu colega do lado que também aprendeu com alguém, sem nenhum tipo de padrão estabelecido.
Os pilares da ORT são:
I – Estudo de movimentos e de tempos: após a padronização do melhor método de trabalho é possível elaborar o estudo de tempos para determinação dos tempos-padrão para cada tarefa, e assim dividir de forma mais justa a carga de tarefa;
II – Estudo da fadiga humana: Taylor observou que nas fábricas da época existia injustiça nas divisões das tarefas por desconhecimento da real capacidade produtiva de cada operário em seu posto de trabalho, e, com o aporte do estudo de movimentos e de tempos, foi possível distribuir melhor a carga de trabalho e dar ao operário melhores condições para que o mesmo alcançasse e ultrapassasse as metas estabelecidas agora de forma justa;
III – Divisão do trabalho e especialização do operário: neste ponto Taylor teve ajuda do casal Gilbreth, que, então, investiram bom tempo no estudo das atividades que causavam fadiga humana e não geravam valor algum para o produto, processo e cliente;
IV – Desenho de cargos e tarefas: Taylor observou que havia necessidade de padronizar as tarefas que cada cargo poderia executar, para que assim fosse possível elaborar estudos de tempos coerentes com a realidade de cada tarefa;
V – Incentivos salariais e prêmios por produção: Taylor substituiu o salário fixo igualitário por pagamento por produção, onde quem mais produzisse mais ganharia;
VI – Condições de trabalho: Taylor também preocupou-se com as condições gerais de trabalho que os operários da época vivenciavam. O objetivo dele era fornecer aos operários um ambiente de trabalho propício ao aumento e melhoria constante da produtividade;
VII – Padronização: quando o trabalho é padronizado, ou seja, segue uma sequência lógica e imutável, a produtividade tende a ser maior e os custos tendem a serem menores;
VIII – Supervisão funcional: Taylor impôs aos operários a supervisão especializada de um chefe com conhecimento de causa em uma só área ou função.
Com relação aos pilares da ORT, é correto o que se afirma em:
De segurança – fisiológicas – de estima – sociais – de auto-realização.
De segurança – de estima – fisiológicas – sociais – de auto-realização.
Sociais – fisiológicas – de segurança – de estima – de auto-realização.
Fisiológicas – de segurança – sociais – de estima – de auto-realização.
Fisiológicas – sociais – de segurança – de auto-realização – de estima.
Assinale a alternativa a seguir que traz corretamente a sequência de atuação da Administração por Objetivos (APO):
(1) o subordinado trabalha para cumprir metas e objetivos – (2) gerência e subordinados definem em conjunto os objetivos de desempenho do subordinado – (3) o gerente se compromete a fornecer o subsídio que o subordinado precisa para cumprir os objetivos – (4) habitualmente subordinado e gerente se reúnem para nivelarem as métricas de desempenho e corrigirem distorções de rota.
(1) gerência e subordinados definem em conjunto os objetivos de desempenho do subordinado – (2) o subordinado trabalha para cumprir metas e objetivos – (3) o gerente se compromete a fornecer o subsídio que o subordinado precisa para cumprir os objetivos – (4) habitualmente subordinado e gerente se reúnem para nivelarem as métricas de desempenho e corrigirem distorções de rota.
(1) o gerente se compromete a fornecer o subsídio que o subordinado precisa para cumprir os objetivos – (2) gerência e subordinados definem em conjunto os objetivos de desempenho do subordinado – (3) o subordinado trabalha para cumprir metas e objetivos – (4) habitualmente subordinado e gerente se reúnem para nivelarem as métricas de desempenho e corrigirem distorções de rota.
(1) habitualmente subordinado e gerente se reúnem para nivelarem as métricas de desempenho e corrigirem distorções de rota – (2) gerência e subordinados definem em conjunto os objetivos de desempenho do subordinado – (3) o gerente se compromete a fornecer o subsídio que o subordinado precisa para cumprir os objetivos – (4) o subordinado trabalha para cumprir metas e objetivos.
(1) gerência e subordinados definem em conjunto os objetivos de desempenho do subordinado – (2) o gerente se compromete a fornecer o subsídio que o subordinado precisa para cumprir os objetivos – (3) o subordinado trabalha para cumprir metas e objetivos – (4) habitualmente subordinado e gerente se reúnem para nivelarem as métricas de desempenho e corrigirem distorções de rota.
Do ponto de vista das teorias clássicas da Administração, é importante ressaltar a importância dos economistas liberais na construção das teorias da Administração. Com relação aos economistas liberais e seu papel nas teorias administrativas, analise as duas asserções a seguir:
Eles pregavam ideias liberais, onde a ordem natural é a ordem perfeita, e a livre concorrência é o postulado principal do liberalismo econômico.
PORQUE
Os mercados devem funcionar livremente, sem a mão do estado ditando regras e ordens, a não ser onde não existe concorrência. Eles trabalhavam, e muitos ainda trabalham em pleno século XXI, com a ideia de que existe uma mão invisível que comanda o mercado, fruto da livre concorrência.
A respeito dessas duas asserções, assinale a opção correta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A Organização Racional do Trabalho (ORT) recebeu este nome porque foi criada com intuito de substituir o empirismo e a subjetividade na execução das tarefas por técnicas e métodos previamente e detalhadamente estudados com o apoio do estudo de movimentos e de tempos. Antes da ORT cada funcionário executava a tarefa como queria, aprendendo com seu colega do lado que também aprendeu com alguém, sem nenhum tipo de padrão estabelecido.
Os pilares da ORT são:
I – Estudo de movimentos e de tempos: após a padronização do melhor método de trabalho é possível elaborar o estudo de tempos para determinação dos tempos-padrão para cada tarefa, e assim dividir de forma mais justa a carga de tarefa;
II – Estudo da fadiga humana: Taylor observou que nas fábricas da época existia injustiça nas divisões das tarefas por desconhecimento da real capacidade produtiva de cada operário em seu posto de trabalho, e, com o aporte do estudo de movimentos e de tempos, foi possível distribuir melhor a carga de trabalho e dar ao operário melhores condições para que o mesmo alcançasse e ultrapassasse as metas estabelecidas agora de forma justa;
III – Divisão do trabalho e especialização do operário: neste ponto Taylor teve ajuda do casal Gilbreth, que, então, investiram bom tempo no estudo das atividades que causavam fadiga humana e não geravam valor algum para o produto, processo e cliente;
IV – Desenho de cargos e tarefas: Taylor observou que havia necessidade de padronizar as tarefas que cada cargo poderia executar, para que assim fosse possível elaborar estudos de tempos coerentes com a realidade de cada tarefa;
V – Incentivos salariais e prêmios por produção: Taylor substituiu o salário fixo igualitário por pagamento por produção, onde quem mais produzisse mais ganharia;
VI – Condições de trabalho: Taylor também preocupou-se com as condições gerais de trabalho que os operários da época vivenciavam. O objetivo dele era fornecer aos operários um ambiente de trabalho propício ao aumento e melhoria constante da produtividade;
VII – Padronização: quando o trabalho é padronizado, ou seja, segue uma sequência lógica e imutável, a produtividade tende a ser maior e os custos tendem a serem menores;
VIII – Supervisão funcional: Taylor impôs aos operários a supervisão especializada de um chefe com conhecimento de causa em uma só área ou função.
Com relação aos pilares da ORT, é correto o que se afirma em:
(1) o subordinado trabalha para cumprir metas e objetivos – (2) gerência e subordinados definem em conjunto os objetivos de desempenho do subordinado – (3) o gerente se compromete a fornecer o subsídio que o subordinado precisa para cumprir os objetivos – (4) habitualmente subordinado e gerente se reúnem para nivelarem as métricas de desempenho e corrigirem distorções de rota.
(1) gerência e subordinados definem em conjunto os objetivos de desempenho do subordinado – (2) o subordinado trabalha para cumprir metas e objetivos – (3) o gerente se compromete a fornecer o subsídio que o subordinado precisa para cumprir os objetivos – (4) habitualmente subordinado e gerente se reúnem para nivelarem as métricas de desempenho e corrigirem distorções de rota.
(1) o gerente se compromete a fornecer o subsídio que o subordinado precisa para cumprir os objetivos – (2) gerência e subordinados definem em conjunto os objetivos de desempenho do subordinado – (3) o subordinado trabalha para cumprir metas e objetivos – (4) habitualmente subordinado e gerente se reúnem para nivelarem as métricas de desempenho e corrigirem distorções de rota.
(1) habitualmente subordinado e gerente se reúnem para nivelarem as métricas de desempenho e corrigirem distorções de rota – (2) gerência e subordinados definem em conjunto os objetivos de desempenho do subordinado – (3) o gerente se compromete a fornecer o subsídio que o subordinado precisa para cumprir os objetivos – (4) o subordinado trabalha para cumprir metas e objetivos.
(1) gerência e subordinados definem em conjunto os objetivos de desempenho do subordinado – (2) o gerente se compromete a fornecer o subsídio que o subordinado precisa para cumprir os objetivos – (3) o subordinado trabalha para cumprir metas e objetivos – (4) habitualmente subordinado e gerente se reúnem para nivelarem as métricas de desempenho e corrigirem distorções de rota.
Do ponto de vista das teorias clássicas da Administração, é importante ressaltar a importância dos economistas liberais na construção das teorias da Administração. Com relação aos economistas liberais e seu papel nas teorias administrativas, analise as duas asserções a seguir:
Eles pregavam ideias liberais, onde a ordem natural é a ordem perfeita, e a livre concorrência é o postulado principal do liberalismo econômico.
PORQUE
Os mercados devem funcionar livremente, sem a mão do estado ditando regras e ordens, a não ser onde não existe concorrência. Eles trabalhavam, e muitos ainda trabalham em pleno século XXI, com a ideia de que existe uma mão invisível que comanda o mercado, fruto da livre concorrência.
A respeito dessas duas asserções, assinale a opção correta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A Organização Racional do Trabalho (ORT) recebeu este nome porque foi criada com intuito de substituir o empirismo e a subjetividade na execução das tarefas por técnicas e métodos previamente e detalhadamente estudados com o apoio do estudo de movimentos e de tempos. Antes da ORT cada funcionário executava a tarefa como queria, aprendendo com seu colega do lado que também aprendeu com alguém, sem nenhum tipo de padrão estabelecido.
Os pilares da ORT são:
I – Estudo de movimentos e de tempos: após a padronização do melhor método de trabalho é possível elaborar o estudo de tempos para determinação dos tempos-padrão para cada tarefa, e assim dividir de forma mais justa a carga de tarefa;
II – Estudo da fadiga humana: Taylor observou que nas fábricas da época existia injustiça nas divisões das tarefas por desconhecimento da real capacidade produtiva de cada operário em seu posto de trabalho, e, com o aporte do estudo de movimentos e de tempos, foi possível distribuir melhor a carga de trabalho e dar ao operário melhores condições para que o mesmo alcançasse e ultrapassasse as metas estabelecidas agora de forma justa;
III – Divisão do trabalho e especialização do operário: neste ponto Taylor teve ajuda do casal Gilbreth, que, então, investiram bom tempo no estudo das atividades que causavam fadiga humana e não geravam valor algum para o produto, processo e cliente;
IV – Desenho de cargos e tarefas: Taylor observou que havia necessidade de padronizar as tarefas que cada cargo poderia executar, para que assim fosse possível elaborar estudos de tempos coerentes com a realidade de cada tarefa;
V – Incentivos salariais e prêmios por produção: Taylor substituiu o salário fixo igualitário por pagamento por produção, onde quem mais produzisse mais ganharia;
VI – Condições de trabalho: Taylor também preocupou-se com as condições gerais de trabalho que os operários da época vivenciavam. O objetivo dele era fornecer aos operários um ambiente de trabalho propício ao aumento e melhoria constante da produtividade;
VII – Padronização: quando o trabalho é padronizado, ou seja, segue uma sequência lógica e imutável, a produtividade tende a ser maior e os custos tendem a serem menores;
VIII – Supervisão funcional: Taylor impôs aos operários a supervisão especializada de um chefe com conhecimento de causa em uma só área ou função.
Com relação aos pilares da ORT, é correto o que se afirma em:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.